Lilypie Breastfeeding tickers

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Filha única


Esses dias, eu vejo Shea brincando sozinha e me dá uma tristeza...

Eu fui filha única por 5 anos, e a minha melhor amiga até hoje, é dois anos mais nova que eu. Então, até Amanda nascer, e ter idade suficiente para brincar comigo, lá se vão uns 3 anos. Com quem eu brincava durante esses 3 anos?
Eu fico super angustiada vendo Shea sozinha apertando botões coloridos que tocam musiquinhas, dando beijinhos em bonecas, abraçando ursinhos e sei lá mais o que... sozinha..



Eu compro 200 mil brinquedos de ultíssima geração, que prometem transformar os bebês em little Einsteins! Tudo aqui em casa acende, faz barulho, pula, é brinquedo pra tudo que é canto, mas sei que se ela estivesse com outras crianças por perto, seria bem mais estimulada.

Os primos dela que moram aqui em ny são grandes, e moram lá no Brooklyn, então nem rola visitar sempre.
Se estivéssemos em Salvador isso nao ia acontecer.
Joey nem se abala. Diz que é normal. Que tudo vai se ajeitando, e naturalmente ela vai fazer amigos.

Sabe aquela raiva que dá quando vc está sendo irracional, sofrendo por alguma besteira, você sabe que está sendo irracional, sofrendo por besteira, aí vem um relax-paz-e-amor e diz NA SUA CARA que você está sendo irracional e sofrendo por uma besteira?

Isso é porque ele é o caçulinha da mamãe. Quando chegou, já tinha uma porrada de irmãos, aí nao teve que viver esse sofrimento! Eu nao me recordo de nenhum momento de infância, mas imagino que ter que brincar sozinha possa ter sido a causa de muitos de meus distúrbios da vida adulta! 

TEMÇO NÃO? 

Mas, enfim, levo ela no parque, passeio sempre com ela, pra ver se ela se enturma, faz amiguinhos...




Ela brinca com as outras crianças, corre pra cima e pra baixo, pega tudo quanto é porcaria que tem pelo chão.. mas agora ela nem bota mais na boca, ela levanta a mãozinha e entrega para a mamãe. É a empreguete do parquinho.


Faxinando o parque

Ela ainda fica meio assustada com a fonte, e a água também é tão gelada... mas com o tempo isso passa, e ela vai estar brincando e se sujando inteirinha na fonte!






Shea é muito esperta! Faz umas coisas que eu fico besta em como ela, com apenas um ano consegue! Mas com outras ela se comporta como o bebê, que, de fato, ela é, e eu nao sei mais o que é o normal/esperado para a idade dela.


A minha cabeça de psicóloga diz que o normal para ela, é exatamente o que acontece com ela agora, e que o normal para ela nao necessariamente é o normal para Pedrinho, Mariazinha ou Joaninha; que cada criança tem o seu tempo, e ela tem o desenvolvimento cognitivo perfeito, então está tudo na mais perfeita ordem.

Mas o meu coração de mãe quer que ela faça TUDO! Tipo assobiar e chupar cana, sabe?




Tenho medo de nao a estar estimulando o suficiente. Tenho vontade de colocar ela numa creche, para ela socializar com outras crianças, e desenvolver outras aptidões. Mas tenho medo.
Nao medo dela nao ser bem cuidada, nao é isso. Tenho medo de ficar tudo bem e ela nao precisar tanto da mamãe mais. Tenho medo da diferenciação... a tal da independência.

Sorte vai ter o irmãozinho dela (ainda sem data) que vai chegar com uma amiguinha prontinha para brincar 24/7!
 

bjs!


18 comentários:

  1. acho q seu sentimento pode ser o de querer outro bebezinho, não?? ;-)
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu não quis esperar muito não. Miquéias nasce em setembro, quando Habacuque terá 1 ano e 8 meses. Dá muito trabalho, imagino. A gravidez com outro bebê (pq pra mim, com 1 ano ainda é bebê!) é muito cansativa, mas estou firmada na esperaça de que serão dois amigos, dis verdadeiros companheiros de aventura!
    Bjux
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  3. ummmmmm.....que tal fazer um irmãozinho?????

    ResponderExcluir
  4. Ju.
    Meu pequeno é filho único, neto único, sobrinho único e o contato com crianças acontece na escola.
    Mas eu acredito muito na frase que diz: cada criança está no lar que precisa para evoluir e neste caso não estou falando de estímulos, estou falando de espírito mesmo. Pode existir ai o desejo de um segundo filho como disse a Carol. Mas, de verdade, vc faz tudo o que pode por ela. Fique tranquila :) Bjs Fabi (Mulher e Mãe) #amigacomenta

    ResponderExcluir
  5. Oie!! Compartilho do mesmo sentimento. Minha filha tem 4 anos e fico muito sentida ao vê-la brincando sozinha. E olha que ela me pede um irmãozinho todos os dias!

    Falta um pouco do coragem, sei lá! Mas vamos ver

    Beijos querida
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!Que linda a Shea! Bom, eu tive meu segundo filho com um ano e nove meses de difença, hoje tem suas vantagens pois eles brincam (e brigam tb rs) juntos. Acho que tanto ter filhos seguidos quanto espaçados tem suas vantagens e desvantagens, porque vou te contar numa fase eu quase pirei com dois bebes em casa rs Quanto a estimular, eu sinto que estimulava muito mais meu primeiro filho, pois era meu "único"projetinho rs, já com dois em casa a gente relaxa e o filho mais velho que acaba sendo modelo do segundo. Mas acho que em qualquer situação eles sempre se viram e se desenvolvem bem, independente de brincarem sozinhos ou não, mas socializar é sempre bom né? E nossas angustias de mães são sempre as mesmas, normal né?
    beijo querida e felicidades
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  7. muito fofa sua filhota!
    bom, fui filha única até os 7 anos, mas tinha primos pra brincar!
    hoje estou grávida da minha primeira filha e caso vá ter o segundo quero com no máximo 3 anos de diferença!!

    beijos
    Paola (Mãe Dipa) @dipahh)
    http://www.facebook.com/dicasdamaedipa
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  8. OI JU,
    é bom ter imãos para brincar sim. Mas é bom também saber brincar sozinha, né?
    Esses passeios no parque devem ser uma diversão maravilhosa para ela.
    E a vontade de ter outro filho bate forte mesmo.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  9. Imagino que isso passe pela sua cabeça, mas fique tranquila, tenho certeza que ela se diverte e aproveita os seus momentos. Mas um irmãozinho ajuda, então que tal providenciar? hihihihi E quanto a creche, sei que ela sempre vai precisar de vc. Mãe é mãe! Beijos! #amigacomenta htt://www.faloutchau.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá sou nova por aqui, conheci seu blog no Amiga Comenta no facebook.
    Eu também tenho apenas uma filha (de apenas 4 meses) e muitas vezes me pego convicta de ter apenas ela, mas as vezes fico pensando no mesmo que você, será que ela não será solitária, no desenvolvimento e ainda penso no futuro, ah mas ela não terá sobrinhos, e quando eu morrer!
    E me pego na mesma situação, então conforme o tempo for passando ninguém melhor que os nossas próprias filhas nos dizerem se sentem falta de um irmão ou não. Assim que eu penso.
    Beijos!

    http://mamaey.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Ju desencana, tira isso da tua cabeça, pois ela não tem noção disso e não sente falta, meu filho tb é filho único, e vive bem assim, se diverte com os amigos da escola, e se perguntado se quer irmão diz logo um Não bem alto.
    agora eu sim, sinto falta de um bebezinho, mais já tenho tudo planejado e quando chegar o momento engravido novamente.
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  12. É... Helena tem 1 ano e (quase) 2 meses e às vezes penso isso tbm.
    Mas se uma já me toma todo o tempo, fico pensando se daria conta de 2!
    Mas acho que espero mais um pouquinho e quem sabe começo uma conversa sobre isso com o marido?!

    Beijos
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  13. Bem, o Vítor foi filho único por muito tempo. E NÃO brincava sozinho de modo algum, o que me deixava desesperada. Ele queria brincar comigo, com a avó, com qualquer um. Se a Shea brinca bem sozinha, então ela está feliz assim, acho eu. Daqui a pouco ela vai pra escolinha e vai ter um montão de gente pra brincar com ela... :)

    Beijos
    Tati
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  14. Ai meu Deus, não to louca sozinha jura? Moro em Sampa e aqui é a mesma coisa, vivemos trancados eu e o Murillo no apartamento, só saimos para ir no parquinho do condominio, e as vezes penso a mesma coisa. hahahahaha...
    :(
    #vidademãe
    #amigacomenta
    Beijos
    @caemurillo

    ResponderExcluir
  15. Oi Ela é linda!Creche antes dos 3 anos é pra pegar doença! Criança só interage com outras crianças, brincar junto depois dos 3 anos, antes só ficam brincando cada um na sua , mas do lado um do outro. Mas não juntos. Se vc pode ficar com ela em casa brincando, é muito melhor. O que crianças nesta idade precisam é pai e mãe e afeto. O resto é resto.
    Abraços, gisele
    "amigacomenta
    www.kidsindoors.com

    ResponderExcluir
  16. Vou tentar resumir...
    Minha primeira filha, hoje com 15 anos, coloquei na creche bem novinha pq éramos só adultos em volta dela e um casamento conturbado na época. Creio que fiz o melhor no momento.
    Hoje, a Helena (2 anos e 6 meses), ainda não foi na escolinha e brinca sozinha em casa. Fazemos passeios iguais a vc, parquinhos essas coisas. E avaliando essas 2 experiências não constato nenhuma diferença no crescimento das 2, acho até a mais nova muuuuuito esperta.

    Beijos,
    @maebivolt/@mnklazauskas
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  17. A minha é filha única,só foi p/ escolinha com 2,e só duas tardes da semana,p/ que eu podesse resolver minhas coisas,ela sempre brincou sozinha ou comigo,convivia pouquissímo com outras crianças,mas não vi problemas no desenvolvimento dela,ao contrário,eu tbm percebia umas coisas que achava muito adiantado p/ a idade,mas deve ser da nova geração que já nasce com chip...hehehehe
    bjs
    #amigacomenta

    ResponderExcluir
  18. Ju, sua linda, me dá as mãos que estamos na mesma rsrs!

    Olha, eu semana retrasada, mandei 1 e-mail giga para meu marido, explicando que tenho pensado em ter outro filho, coisa que não pensava antes, exatamente porque me corta o coração vê-lo brincar sozinho, e olha, por aqui ele não tem primos da idade, nem amiguinhos no prédio, pois meu prédio é pequeno e só tem adulto...A pracinha aqui próximo tem mais idosos que crianças..sou sem saída total.

    Meu marido fala que creche resolve, que ele vai fazer amigos, mas não é a mesma coisa, nem tenho medo da independência como vc citou, mas meu medo são as doenças mesmo de creche...Enfim, se eu começar a falar muito vou daqui a pouco escrever um testamento de comentário rsrs!

    São tantas dúvidas...me preocupa a questão financeira também, pois filho é caro, mesmo que sem tantos luxos e eu tb estou parada profissionalmente, tendo outro seria mais um tempo parada e por aí vai...

    Dúvidas amiga...dúvidas...

    ResponderExcluir